Reforma Trabalhista: principais mudanças

A Reforma Trabalhista entrou em vigor no último sábado (11), e já foi alterada através de uma medida provisória assinada pelo presidente nesta terça-feira (14), ajustando pontos polêmicos da nova legislação, tais como: Continue lendo “Reforma Trabalhista: principais mudanças”

Automedicação: quais são as consequências

Os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.

Além disso, a intoxicação por medicamentos ocupa o primeiro lugar dentre as causas de intoxicação registradas em todo o país, à frente dos produtos de limpeza, dos agrotóxicos e dos alimentos estragados.

O farmacêutico pode te ajudar a utilizar de forma segura os medicamentos de que necessita, nas doses, frequência, horários, vias de administração e duração adequados, além de analisar as interações com outros medicamentos que você já utiliza. Continue lendo “Automedicação: quais são as consequências”

Resistência a antibióticos é assunto do 8º Encontro Internacional das Farmacopeias Mundiais

Uma declaração que expressa o comprometimento de farmacopeias mundiais com a Saúde Pública e a luta contra a Resistência Antimicrobiana (RAM). Este foi o documento produzido no 8º Encontro Internacional das Farmacopeias Mundiais, ou 8th International Meeting of World Pharmacopeias. A declaração foi assinada pelos representantes de doze farmacopeias mundiais: Americana, Brasileira, Britânica, Chinesa, Coreana, Europeia, Indiana, Internacional, Japonesa, Mexicana, Turca e Vietnamita.  Continue lendo “Resistência a antibióticos é assunto do 8º Encontro Internacional das Farmacopeias Mundiais”

Alergia respiratória: proteja-se na primavera

Nesta época do ano, devido ao pólen que se desprende das flores, muitas pessoas acabam sendo prejudicadas pela rinite alérgica. Os principais sintomas assemelham-se a um resfriado, porém coriza, espirro e coceira no nariz podem também ser um caso de alergia. Além disso, casos de catapora e conjuntivite costumam acontecer no início da Primavera.  Continue lendo “Alergia respiratória: proteja-se na primavera”

Os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017 variam de 1,36% a 4,76%.

Os preços dos remédios poderão subir até 4,76% a partir desta sexta-feira (31). Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, fixou em 4,76% o reajuste máximo permitido aos fabricantes na definição dos preços dos medicamentos. A decisão foi publicada no “Diário Oficial da União”.

Continue lendo “Os índices do reajuste anual de preços de medicamentos para 2017 variam de 1,36% a 4,76%.”

Preço de medicamento deverá ter reajuste médio de 3,4% em 2017

A indústria farmacêutica projeta que o governo autorizará um reajuste médio de cerca de 3,4% no preço dos medicamentos neste ano, segundo companhias do setor ouvidas pela coluna Mercado Aberto, da Folha de São Paulo.

Continue lendo “Preço de medicamento deverá ter reajuste médio de 3,4% em 2017”

Temer publica MP que permite reajustes no preço de medicamentos

O presidente Michel Temer publicou nesta terça-feira (20) uma medida provisória que permite aumentar ou reduzir os preços de medicamentos “excepcionalmente”, e não apenas no período definido para reajuste desses valores. Continue lendo “Temer publica MP que permite reajustes no preço de medicamentos”